Certificação CBPP

mortar-board-3-1551261
A Certificação CBPP® (Certified Business Process Professional) é uma certificação profissional registada pela  ABPMP International, que testa o conhecimento, a experiência e a prática em Gestão de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management). Baseia-se num programa de certificação mundial padronizado, que reconhece que um profissional preencheu os pré-requisitos de experiência prática em gestão de processos e que possui o conhecimento e habilidade para articular princípios e práticas definidos no Guia para o Gestão de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP, o BPM CBOK®.

É uma ferramenta que os profissionais e entendidos em BPM têm ao seu dispor. Ao obter esta certificação o profissional de BPM passa a demonstrar formalmente a sua prática, experiência e conhecimento nas nove áreas de conhecimento do BPM CBOK ®, para além de demonstrar:

Adequada formação e experiência profissional;

Sucesso na realização de um rigoroso exame de 130 questões;

Conformidade em respeitar um código de conduta profissional;

Compromisso na manutenção da sua credencial, através do cumprimento de contínuas necessidades de desenvolvimento profissional.

Esta certificação foi desenvolvida por e para profissionais de BPM. É um exame independente e o primeiro programa de certificação profissional e na área de BPM. O CBPP® foi desenvolvido em conformidade com as normas internacionais de certificação e é o padrão reconhecido internacionalmente para profissionais de BPM.

A Associação Internacional de Profissionais de Business Process Management (ABPMP Internacional) assume a responsabilidade do desenvolvimento do programa de certificação para obter a designação CBPP®. Em conjunto com a ABPMP Portugal faz a manutenção e atualização do BPM CBOK ™ na língua portuguesa, bem como, do programa certificação.

O exame CBPP® é um exame muito rigoroso e estruturado de acordo com as áreas de conhecimento de BPM encontradas no “Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge” (BPM CBOK®) e testa o seu conhecimento e experiência como profissional de BPM.

Para saber mais sobre CBPP, assista a este <vídeo>.

Vantagens em obter Certificação CBPP

Ao completar o programa de certificação CBPP®, o profissional adquire uma distinção internacional única e de alto nível. A certificação é outorgada mediante padrões com base em requisitos e normas idênticas em todos os países onde o CBPP® é conduzido. Em termos práticos, significa que um profissional certificado em Portugal é reconhecido mundialmente.
Não é só um benefício para potenciar a carreira profissional, como, igualmente, é um benefício para os empregadores que podem verificar as qualificações técnicas e profissionais do profissional contratado. Efetiva o progresso da própria área de BPM ao estabelecer uma base comum de entendimento e vocabulário profissional independentemente do país ou segmento de negócio onde o profissional atua.

Preparação para a certificação – Procedimentos

Para obter a certificação a ABPMP recomenda o seguinte percurso:

Frequentar a formação de preparação para a certificação;

Frequentar o Boot Camp;

Inscrever-se e submeter-se a exame.

Formação Preparação para a Certificação

A ABPMP Portugal celebrou uma parceria com a AEP para realização de formação avançada BPM que serve por base para a preparação da certificação CBPP.

O Conteúdo programático da formação engloba áreas de  conhecimento como por exemplo:

– Prática numa das áreas de BPM, nomeadamente em análise, modelação, desenho ou melhoria de
processos de negócio;
– Experiência no desenvolvimento e/ou aplicação e implementação de Business Process Management Systems – BPMS;
– Experiência em matérias associadas a processos como gestão da qualidade, TQM, Six Sigma, Lean
Thinking, Kaizen.

Globalmente a formação avançada está dividida de forma modular da seguinte forma:

Gestão de processos de negócio:
– Conceitos essenciais de BPM.

Modelação de processos:
– Ferramentas que permitem compreender, comunicar, avaliar e administrar os principais componentes de processos.

Análise de processos:
– Compreensão dos processos, sua eficiência e eficácia, com base na decomposição dos seus componentes e atributos e em técnicas e ferramentas adequadas.

Desenho de processos:
– Planeamento e definição do funcionamento dos processos, sua interação com outros e medição, regulação, gestão e tecnologias.

Gestão do desempenho dos processos:
– Monitorização e controlo dos processos, alinhamento estratégico e desempenho organizacional.

Transformação de processos:
– Evolução planeada do ciclo de vida dos processos de negócio, estratégias e metodologias de melhoria contínua e gestão da mudança.

Organização para a gestão por processos:
– A governação dos processos, as funções, o reporte, a cultura orientada a processos, a preparação de equipas e o Centro de excelência de BPM.

Arquitetura de processos:
– Estratégia organizacional, coexistência com abordagens funcionais, níveis de maturidade, integração de processos e modelos de referência.

Tecnologias BPM -(BPMS):
– Ferramentas para suportar o planeamento, modelação, desenho, análise, operação e monitorização dos processos. Seleção de ferramentas.
-Tendências tecnológicas.

Para mais informações e inscrições <aqui>.

Boot Camp

O BPM Boot Camp é um programa exclusivo cujo objetivo é aprimorar conhecimentos, alinhar perspetivas e conceitos sobre BPM e criar um senso comum relacionados com os valores e princípios da ABPMP, que se realiza nos 3 dias anteriores à realização do exame de certificação profissional CBPP (Certified Business Process Professional). Trata-se de um programa de imersão onde os profissionais terão a oportunidade de discutir os principais tópicos cobertos nas nove áreas doBPM CBOK, debater em grupo, estudar para o exame e realizar as perguntas de preparação para o exame que lhe permitem aferir os seus conhecimentos. O programa é conduzido por profissionais CBPP credenciados ABPMP Portugal.

BPM Boot Camp não é um lugar para telemóveis, e-mails ou preencher a mente com outros pensamentos, é realmente um momento de concentração total, estudo e reflexão. Os facilitadores serão dedicados e exigentes. Será, também, uma excelente ocasião para conhecer a experiência de outros profissionais de BPM de diferentes áreas de negócio.

Para participar do BPM Boot Camp, o profissional deverá ter consigo o seu computador portátil. Através de ligação wireless, obterá os materiais didáticos necessários, realizará exercícios necessários à preparação do exame.

O BPM Boot Camp não é pré-requisito para realização do exame CBPP, mas é o único momento onde tem a capacidade de se preparar para o exame, tendo em atenção que apenas neste evento são disponibilizadas perguntas do exame tipo.

A frequência das ações de formação BPM em parceria com (AEP) dão créditos que dispensam a participação correspondente nos dias 1, 2 e 3 manhã do Boot Camp para as áreas de formação que o candidato a certificação tenha frequentado na AEP.

Agenda & Inscrições para o Boot Camp

Exame CBPP

Ser um profissional certificado CBPP®, implica que está qualificado para contribuir para a adaptação das organizações face aos novos desafios que estas enfrentam.

O exame foi criado com avaliações e análises psicométricas para assegurar que um profissional certificado CBPP® é capaz de demonstrar conhecimento e experiência, e não que, simplesmente leu um livro.

Como primeiro passo, o candidato ao exame de certificação CBPP® deverá submeter um pedido pré-inscrição ao exame, que será a base sobre a qual os avaliadores da ABPMP conduzirão a análise da experiência profissional em BPM . Em seguida, o candidato deverá submeter-se a um rigoroso exame que avaliará o seu conhecimento nas nove áreas do BPM CBOK®.

Para que seja admitido a exame é necessário que o candidato submeta o formulário de candidatura e expresse a sua experiência profissional nos seguintes termos:

Organização onde foi desenvolvida a prática;

Papel desempenhado  (por exemplo, Analista de processos, Responsável pela implementação de processos, Membro do órgão de gestão por processos);

Área do conhecimento do CBOK, com o qual está relacionada a experiência profissional (por exemplo, Modelação de processos, Análise de processos, Transformação de processos);

Resultados alcançados, de preferência quantificados (por exemplo, diminuição to tempo de processamento do processo, diminuição dos custos do processo, diminuição dos erros do processo, aumento da capacidade de processamento, etc);

Mencionar contactos que podem confirmar a experiência aduzida na candidatura;

A candidatura tem de ser submetida em Inglês.

Ter especial atenção que não é valorizado e é fator de não admissão a exame:

Enviar um Curriculum Vitae;

Mencionar experiência de forma resumida numa determinada área de conhecimento, por exemplo, vinte e cinco anos e experiência em Lean / Six Sigma, não especificando os resultados alcançados de acordo com que acima se encontra especificado;

Mencionar coleções de outras certificações e ou qualificações (PMI, ITIL, CPA, TOC, COBIT) , sem especificar em que isso contribuiu para alcançar resultadosde acordo com que acima se encontra especificado.

Ao concluir o exame, o resultado é de imediato apresentado on-line e um e-mail é enviado informando o resultado final. A confirmação final é enviada ao candidato dias depois após análise do Comité de Certificação dos EUA juntamente com o avaliador oficial de Portugal.

Requisitos para a Certificação CBPP

4 anos de experiência profissional em gestão, controlo, transformação ou melhoria de processos.

Experiência e qualificações técnicas documentadas.

Grau de licenciatura ou superior, substitui 6 meses de experiência profissional.

Outras certificações, como PMP, CPIM, substituem 6 meses de experiência profissional, contudo não é dada especial relevância a coleção de certificações caso o candidato não tenha experiência em BPM;

Efetuar pré inscrição no exame no sítio da ABPMP Internacional que tem uma taxa não reembolsável de 75 USD, para efeitos de validação de qualificações profissionais.

Após validação dos requisitos efetuar a candidatura para o exame no sítio da ABPMP Internacional que tem uma taxa não reembolsável de 500 USD, para os membros profissionais ou de 650 USD para os não membros ou para os que estão associados noutras categorias (por exemplo académico).

A certificação é válida por três anos, após este período é necessária nova certificação, devendo o candidato apresentar:

60 horas comprovadas de atividades contínuas na educação profissional ou realizar novamente o exame.

Exemplos de  atividades contínuas na educação profissional em BPM incluem:

Cursos, formações, seminários.

Eventos de associação profissional

Redigir, apresentar ou ensinar.

FAQs

Qual a diferença ente o Boot Camp e o curso Formação para a Certificação BPM?

O Boot Camp é um programa de imersão, para discussão, debate, estudo e realização de exercícios para testar o conhecimento dos candidatos a exame CBPP, o curso de formação é um programa avançado sobre o conteúdo programático objeto do exame de certificação  e visa simultaneamente dotar os profissionais com um conjunto de técnicas BPM e aumentar o grau de qualificação BPM através da realização de um conjunto de exercícios que em alguns casos simulam condições reais das organizações. O Boot Camp é o único programa onde é possível simular as perguntas do exame, aperfeiçoar conhecimentos, alinhar perspetivas e conceitos de BPM e criar um senso comum. O curso de formação é um programa de formação orientada a profissionais de BPM que desejam alavancar a sua carreira onde existem exercícios de aprendizagem.

A frequência no Boot Camp é obrigatória?

O profissional que pretenda submeter-se a exame poder faze-lo de forma independente, mas neste caso não é prestada nenhuma orientação pedagógica pela ABPMP Portugal.

Quem frequenta  o curso Formação para a Certificação BPM está dispensado de participar no Boot Camp?

A frequência do curso de Formação para a Certificação BPM dão créditos que dispensam a participação, exceto a sessão de resolução e discussão de perguntas tipo do exame de certificação. O Boot Camp é um curso curto modular podendo cada formando seleccionar os módulos que pretende frequentar, de acordo com os preços divulgados. Só a frequência de todos os módulos proporciona  uma visão de conjunto consistente que proporcione as melhores condições para o exame.

Quem frequenta  o curso Formação para a Certificação BPM está dispensado de pagamento da sessão da resolução e discussão de perguntas tipo do exame de certificação?

Não. O custo da sessão é de  225€ liquidado junto da ABPMP Portugal.

Na sessão da resolução e discussão de perguntas tipo do exame de certificação está algum profissional presente que já fez o exame?

Nesta fase inicial de instalação do Chapter ainda não foi possível criar condições para assegurar a colaboração de profissionais certificados. Os atuais formadores tiveram uma avaliação curricular pela ABPMP Internacional que lhes permitiu serem acreditados para assegurarem a constituição do Chapter e a realização da formação. Um dos formadores, concretamente o presidente do Chapter que não participou nesta primeira edição do curso, esteve já por três vezes envolvido em Boot Camps organizados na ABPMP Brasil, tendo assistido às sessões de discussão das perguntas para exame.

Quem frequenta o curso Formação para a Certificação BPM tem acesso ao livro CBOK?

A edição do CBOK é da inteira responsabilidade da ABPMP Internacional. Apenas se encontram disponíveis dois meios para obter uma cópia do manual: através de inscrição como associado profissional ou adquirindo o livro nas livrarias on-line.

Porque razão é exigida uma taxa de 75 USD para avaliação preliminar do candidato a exame?

Porque a ABMP Internacional pretende dissuadir pessoas que não reúnem condições para se submeter a exame.

Qual o nível de qualificação exigida para a candidatura a exame?

O equivalente a 4 anos de experiência profissional em gestão, controlo, transformação ou melhoria de processos (desde implementação tecnológica de tecnologia BPM ou em matérias associadas tais como, gestão da qualidade, TQM, Six Sigma, Lean Thinking, Kaizen, etc);

Não existe um número de horas de experiência mínima demonstrada; certificados adicionais; ter desenvolvido atividade profissional em áreas específicas de industria.

A forma como a avaliação é efetuada é função da descrição do percurso profissional do candidato realizado por um colégio da ABPM Internacional. O colégio pode pedir referências sobre o percurso profissional do candidato.

Porque a taxa de exame pode ser de 500 USD ou 650 USD?

A taxa de 500 USD aplica-se a candidatos que são associados da ABPMP internacional da categoria profissional.

A taxa de 650 USD aplica-se a quem não é associado da ABPMP internacional da categoria profissional, ou não é de todo associado. Como o custo de associado profissional é de 150 USD e tem benefícios associados como descontos em eventos BPM e acesso gratuito ao CBOK, compensa ser associado.

Qual a língua de realização do exame?

Neste momento apenas está disponível em Inglês e por este motivo desde o arranque do curso Formação para a Certificação BPM os manuais de formação cujo conteúdo está relacionado com o CBOK estão em Inglês.

A ABPMP Portugal está a traduzir o exame para Português e simultaneamente está a criar condições para que o exame possa ser realizado em Português de acordo com os requisitos da ABPM internacional que envolvem entre outra vigilância.

Quando o programa de certificação se iniciou estava disponível a possibilidade de realização do exame em Brasileiro, mas a ABPMP Portugal considerou que por questões de ordem semântica dos conceitos BPM, seria prejudicial aos candidatos realizarem o exame neste formato.

Onde se realiza o exame?

Neste momento a única opção é realizar o exame em Inglês (ver resposta à pergunta 10 sobre a possibilidade de realização em Português) num centro de certificação acreditado. A localização desses centros pode ser encontrada aqui: http://www.kryteriononline.com/host_locations/index.asp

Sou obrigado a realizar o exame numa data pré-determinada?

Não. O candidato é livre de escolher uma data. A ABPMP Portugal tenta organizar o Boot Camp na vizinhança do período natural do candidato realizar o exame após conclusão do curso Formação para a Certificação BPM. De qualquer modo as datas são completamente condicionadas pela ABPMP Internacional (data de validação curricular, ativação do processo de exame e sugestão em centro acreditado).

De qualquer modo a ABPMP Portugal disponibiliza-se para tentar influenciar a marcação dos exames para determinadas datas pretendidas.

Quem emite o certificado?

A ABPMP Internacional.

Quais as principais vantagens da certificação para o profissional?

Distinção internacional única.

Requisitos e normas idênticos em todos os países.

Profissional reconhecido em todo o mundo.

Adequada formação e experiência profissional por via do sucesso na realização de um rigoroso exame de avaliação das suas competências.

Conformidade em respeitar um código de conduta profissional.

Compromisso na manutenção da sua credenciação e em assegurar, em contínuo, o desenvolvimento pessoal.

Quais as principais vantagens da certificação para as empresas/organizações?

A certificação CBPP garante à Organização a qualidade e competências técnicas do especialista contratado, bem como a uma experiência de elevado nível.

Suportada  num programa padronizado a nível mundial, assegura a aplicação universal dos princípios da gestão por processos, baseada em métodos e técnicas utilizadas e aprovadas mundialmente.

Porque razão é necessário ter 4 anos de experiência profissional?

Porque a ABPMP não orientou um exame para pessoas que são eficazes a estudar na perfeição o conteúdo que serve de base à realização do exame. Para ter aproveitamento, é necessário ter experiência.