BPM CBOK

O BPM CBOK ® é um documento de referência para todos os profissionais de BPM. O objetivo principal deste guia é o de identificar e fornecer uma visão geral das áreas de conhecimento que são geralmente reconhecidas e aceites como sendo necessárias para a gestão dos processos de uma organização. O guia fornece uma visão geral de cada área de conhecimento e fornece um conjunto de abordagens comuns para a correta implementação de cada área de conhecimento. Também fornece um conjunto de referências e outras fontes de informação que fazem parte do espectro de implementação do BPM.

Na terceira edição, foi efetuada uma profunda revisão aos conteúdos estando alinhado com as tendências atuais e desafios futuros das organizações em termos de BPM. Temas como o (“Intelligent BPM, Adaptive Case Management, Customer Centric Process, Social BPM, Enterpise Architecture”) são analisados e tratados em termos de impacto nas organizações e como abrem novos desafios que obrigam as organizações adaptarem-se muito mais rapidamente.

O conteúdo do guia está muito mais orientado para efetuar uma reflexão sobre métodos e práticas em BPM, assim como, está imbuído de um forte espírito prático, reflexo de diversas experiências reais de implementação do BPM nas organizações em detrimento de assumir como sendo um documento académico de investigação e desenvolvimento, estando envolvidos diversos especialistas em BPM, entre eles, Connie Moore, Janelle Hill, Craig Le Clair, Elise Olding, Elise Olding, Jim Sinur, David McCoy, David Kish, Andrew Spanyi, Peter Fingar e Mathias Kirchmer que aduziram a sua visão sobre o estado do BPM e como evoluir no futuro.

O BPM CBOK ® está disponível gratuitamente para os membros profissionais da ABPMP. O BPM CBOK® também está disponível para aquisição diretamente a partir do sítio da ABPMP internacional.

A tendência atual do BPM concentra-se em processos organizacionais e multi-funcionais que agregam valor aos clientes (tanto internos como externos). Os processos de negócio definem como as organizações executam o trabalho para entregar valor aos seus clientes. A gestão desses processos cria práticas organizacionais mais fortes que conduzem a processos mais eficazes, a uma maior eficiência, mais agilidade e, finalmente, a um retorno mais elevados dos investimentos das partes interessadas.

Seria praticamente impossível recolher e apresentar todo o conhecimento disponível sobre a prática de BPM em um único volume. O Guia para o Corpo Comum de Conhecimentos sobre BPM foi projetado para auxiliar profissionais de BPM fornecendo uma visão abrangente das questões, melhores práticas e lições aprendidas no mundo real. O BPM é uma disciplina em constante evolução. A terceira versão do BPM CBOK® já incluiu os aspetos fundamentais para lidar com os conceitos chave do BPM, tendo em atenção as alterações preconizadas por fatores de ordem tecnológica e fatores de ordem social.

Princípios básicos do CBPP CBOK®

BPM CBOK deve:

Usar uma terminologia standard

Facilitar a comunicação sobre o BPM

Apoiar um entendimento comum de BPM

Referenciar disciplinas relacionadas

Conter práticas comummente aceites

Direcionar para a prática

Ser independente

Ser um guia (não uma obrigação)

Não funcionar como um orgão normatizador

Facilitar a evolução das soluções

Ser consistente

BPM CBOK não deve:

Vender

Redefinir outras disciplinas

Ser uma receita “Como fazer”

Ser difícil de ler

Perder a audiência (praticantes)

Ser incompleto