BEM-VINDO À ABPMP PORTUGAL CHAPTER

A Associação tem por objetivo prologomover e disseminar o conceito de BPM (Business Process Management), Gestão por Processos de Negócio, como modelo de gestão das empresas e organizações, contribuindo para o desenvolvimento da economia e da sociedade em geral, assim como contribuir para o aprofundamento do estudo de BPM e para a formação de todos os que se relacionem com as diversas atividades inerentes.

Outro dos objetivos da Associação é fomentar a formação e qualificação de profissionais na esfera do BPM, visando que essas pessoas contribuam para a mudança e adaptação empresarial.

O Business Process Management (BPM) é uma abordagem de gestão estruturada para identificar, conceber, documentar, implementar, medir, monitorizar e controlar processos, no sentido de alcançar de forma consistente os resultados que estão alinhados com a estratégia da organização.

O BPM engloba a colaboração das pessoas, a utilização de tecnologia, a melhoria, a inovação e a gestão dos processos de forma integral e global por forma a contribuir para a consecução dos resultados e criar valor.

O BPM contribui para a organização alinhar os processos com a estratégia, no sentido de empreender uma agenda de mudança e adaptação organizacional, dentro da organização ou em conjunto com as partes interessadas.

Destaques

Nova responsável pelas operações da ABPMP Portugal

É com enorme prazer que divulgamos oficialmente a entrada na Direção da ABPMP Portugal Chapter da Dra. Cristina Mourão Steiger como VP para as Operações.

Trata-se uma profissional com um invejável currículo que, entre outras experiências bem sucedidas, releva-se a sua passagem pela banca na ligação ao negócio para além da coordenação de inúmeros projetos internacionais. Será com toda a certeza uma mais valia para a evolução da Gestão por Processos de Negócio em Portugal.

Formação em BPM

A ABPMP Portugal trabalha com parceiros de formação e desenvolve planos de formação em BPM adaptados ao mercado português. Os modelos enquadram vários níveis de competências com vista a aprofundar os conhecimentos, partilhar experiências e qualificar profissionais na prática do BPM.

Certificação Certified Business Process Professional – CBPP

business-deal-concept_23-2147513660O processo de Certificação Certified Business Process Professional – CBPP é o reconhecimento da abordagem seguida pela ABPMP Portugal na preparação de profissionais para enfrentarem os desafios da gestão da mudança das organizações através da Gestão por Processos de Negócio.

Esta certificação foi desenvolvida por e para profissionais de BPM. É um exame independente e o primeiro programa de certificação profissional na área de BPM. Ser um profissional certificado CBPP®, implica que está qualificado para contribuir para a adaptação das organizações face aos novos desafios que estas enfrentam. Solicite mais informações sobre a certificação.

Centro de certificação exame CBPP no Porto

9115749
O CESAE concluiu com sucesso o processo de acreditação para a realização do exame CBPP – Certified Business Process Professional. Desta forma é agora possível a realização do exame no Porto alargando-se a rede de locais aos dois já existentes em Lisboa, onde os candidatos podem realizar o exame.

Lançamento da versão 3.0 do BPM CBOK ®

Está disponível a nova versão do Guia de referência para a Gestão por Processos: Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK ®).

O BPM CBOK ® é um documento de referência para todos os profissionais de BPM. O objetivo principal deste guia é o de identificar e fornecer uma visão geral das áreas de conhecimento que são geralmente reconhecidas e aceites como sendo necessárias para a gestão dos processos de uma organização. O guia fornece uma visão geral de cada área de conhecimento e fornece um conjunto de abordagens comuns para a correta implementação de cada área de conhecimento. Também fornece um conjunto de referências e outras fontes de informação que fazem parte do espectro de implementação do BPM.

Na terceira edição, foi efetuada uma profunda revisão aos conteúdos estando alinhado com as tendências atuais e desafios futuros das organizações em termos de BPM. Temas como o (“Intelligent BPM, Adaptive Case Management, Customer Centric Process, Social BPM, Enterpise Architecture”) são analisados e tratados em termos de impacto nas organizações e como abrem novos desafios que obrigam as organizações adaptarem-se muito mais rapidamente.

O conteúdo do guia está muito mais orientado para efetuar uma reflexão sobre métodos e práticas em BPM, assim como, está imbuído de um forte espírito prático, reflexo de diversas experiências reais de implementação do BPM nas organizações em detrimento de assumir como sendo um documento académico de investigação e desenvolvimento, estando envolvidos diversos especialistas em BPM, entre eles, Connie Moore, Janelle Hill, Craig Le Clair, Elise Olding, Elise Olding, Jim Sinur, David McCoy, David Kish, Andrew Spanyi, Peter Fingar e Mathias Kirchmer que aduziram a sua visão sobre o estado do BPM e como evoluir no futuro.

O BPM CBOK ® está disponível gratuitamente para os membros profissionais da ABPMP. O BPM CBOK® também está disponível para aquisição diretamente a partir do sítio da ABPMP internacional.